quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

Cantatas e Musicais...

Eu tenho muito prazer em trabalhar com coros, mesmo não tendo habilitação acadêmica pra isso.
Vou anotar alguns dados, aleatórios, sem cronologia rígida, das atividades que fizemos juntos, especialmente com pessoas da Igreja Batista Sião, minha igreja aqui em Jequié. Que me lembre, e quero registrar isso aqui para não mais esquecer, fizemos:
Este ano, com os jovens da Sião junto com outros da Primeira Igreja Batista, a cantata O Rei de Amor (Autor: Rodger Strader, Arranjos: Bob Krogstad e Versão: Waldenir Carvalho). Uma linda cantata de natal da qual participei como corista num coro organizado por Cleyde Barros há muito tempo além de a termos executado também com um grupo do qual fiz parte em minha adolescência, chamado: Filhos de Sião. Uma delícia esta cantata. Cantá-la me faz lembrar de um tempinho muito bom da vida.
Neste momento, temos como baixos: Gilson (Banda), Orlando (Dão) e Jonas. Além de Lindenberg (Kiko) e Josivaldo (Zé) que tão gentil e eficazmente, fazem o baixo quando é necessário. No tenor temos Marcelo, Wesley, "Chefe Bade", Gileno (Da PIB) e os flexíveis Kiko e Josivaldo (o Zé). No soprano temos Patrícia, Joana Dark, Jersonete (nossa Nete), Mirian, Leidiane e Raquel. No segundo soprano, Sheila, Gaby e sua irmã, Adriana, Lenine. No contralto eu tenho Laudir, Valdinete, Miga, Mariane, Midian, Geane, Célia. Se me esqueço o nome de alguém, peço perdão. Neste período cantamos na Primeira Igreja Batista, duas vezes na Igreja Batista Sião, na Praça Ruy Barbosa e nas igrejas batistas do Entroncamento, de Lafaiete Coutinho. Cantamos também na ceia de Natal do Batalhão de Polícia Militar. Foi muito bom. Viajar junto com pessoas tão especiais... hummmmm. Que ma-ra-vi-lha. Sem contar com a presença marcante de Joe Edman, meu namorado no som e ao piano quando pudemos cantar "Tudo é paz", uma música bem simples e muito conhecida que está no Cantor Cristão. Cantamos assim com um arranjo simples e de muito bom gosto: o coral faz "aleluia" enquanto a igreja canta "Tudo é paz... tudo amor..." Coisa mais linda. Eu nunca vou me esquecer desses ricos momentos que temos vivido.
Ontem íamos à cidade de Itiruçu. Como não deu certo porque o ônibus só chegou às 20:30 horas, cantamos outra vez na Sião com a soprano Gisane Campos Monteiro. Nane chegou para somar conosco e foi outro momento muito especial. Só tenho a agradecer! Nane é formada em música pelo Seminário Batista do Sul do Brasil no Rio de Janeiro e pela UFBA - Universidade Federal da Bahia. Um grande soprano!
Além do Rei de Amor, este coro de jovens da Igreja Batista Sião fez:
- Com os Anjos Cantai! - Uma cantata de músicas Negro-espiritual - linda! Indicada pelo músico Wankleber Vitório Miranda;
- Vivo Está - coisa mais linda do mundo! Apresentamos a Vivo Está em vários lugares, inclusive universidades, hospitais etc. Editamos um filme sobre a vida de Cristo e conseguimos montar o play back por detras do filme, comparando as cenas com todas (todas) as músicas da Vivo Está. Contei com a ajuda de Márcio para cuidar da música e de Luciano para montar o filme. Além da ajuda - é claro! - de Zé. Ficou perfeito o trabalho. Tive estafa no final mas faria tudo de novo. Inesquecível. Tivemos de repetí-la ano passado.
- Cristo - A Luz - parece que esta é do grupo Prisma;
- Emanuel - Deus Conosco - um musical simples mas executado com uma especial unção;
- Pastores Venham Celebrar - Uma saudosa lembrança de tanta gente que não está mais aqui...
- Rei Glorioso - uma linda cantata escrita por meu amigo Luciano Belo, do Norte do País. Esta, cantamos com o coral da Igreja Batista Filadelfia na cidade de Jaguaquara. Interessante junção. Ensaiamos os dois corais separados: um numa cidade, outro na outra. E as apresentações foram emocionantes. Sinto saudades disso.
Fizemos também outras tantas cantatas e musicais ao longo de todos estes anos. Vou me lembrando os nomes e anotando aqui.
Com o coral infantil também fizemos muitas cantatas e musicais de natal. Particularmente eu prefiro trabalhar com crianças porque é muito engraçado, muito gracioso e mais tranquilo. Verdadeiramente me divirto com cada uma delas. Fizemos também muitas peças musicais para o dia dos pais, das mães, para a páscoa e tambem para o natal. Uma Mãe Pra Me Agradar (com a participação brilhante de Kêu, uma doce mulher que fez o papel da mãe na peça que acompanhou o musical), da Bênção Music; Meu Pai é um Amigão; Rei Diferente; Foi Assim (da Bênção Music), O Verdadeiro Dia das Crianças (com a participação maravilhosa de Zé e Sheila como os pais da peça) e outras tantas também. Eu amo coros infantis. AMO! Estou me devendo voltar a sentir esse grande prazer. Há dois anos tive o privilégio de trabalhar uma cantata com a CEMAR - Escola Maria Rosa, que é um espaço para Portadores de Necessidades Especiais. Contamos com a ajuda importante da Profª. Rafaela, uma linda jovem tradutora de LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais. Tive como corista um menininho chamado Lucas, que não tinha pernas nem braços cantar com tanta alegria e - melhor - ser promovido para a escola regular (aquele menino vai longe! Ganhei meu natal!).
Wankleber Vitório, Cleyde Barros, Elienai Fonseca, Álvaro Silva foram pessoas importantes na minha formação musical.
Joe Edman, Clarindo Júnior, Cleyton Barbosa, Adriano Estevam, Gisane Monteiro, através do grupo Novas Criações, têm sua contribuição musical em minha vida.
Minha mãe Ita, meu pai Bené, minha irmã Vana e meu irmão Marcos, meu pastor Flordenísio Sampaio, a Primeira Igreja Batista e a Igreja Batista Sião nesta cidade também me ajudaram e ajudam a crescer muito. Com esse povinho bom, direta ou inderetamente com sua ajuda, fiz uns cursos de musicalização infantil, de teoria musical, participei de algumas oficinas de música etc. De música mesmo... não sei nada! Rs. Todo mundo sabe disso.
Eu sei que só reproduzo o que já existe. Não construo nada nem faço muita coisa diferente. Mas sinto uma alegria tão grande em poder compartilhar música de boa qualidade com tanta gente boa e que amo, que isso tudo, todo esse movimento, toda essa dinâmica se traduz em vida na minha existência e dá a ela um sentido especial. Sei que a música tem um enorme poder de alegrar pessoas, de presentear o coração. É isso que tenho feito, a começar pelo meu.
Eu sou uma pessoa privilegiada. Poder servir a meu Deus assim... hummm. Que de-lí-cia!

Marcadores: , , , , , , ,

9 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Participação brilhante? Doce Mulher? Puxa, obrigada! Vc nem imagina como eu estava nervosa e acho que fiz um monte de bobagem(Saí pra trabalhar com o avental, por exemplo..rs). E "doce" é vc que tem sempre coisas boas pra falar de todos. Te amo e estou muito feliz por estar, mesmo que de longe, próxima a vc outra vez.

Kêu

16 de março de 2006 15:37  
Anonymous Lon disse...

que pena eu posso ir assistir este ev3ento,

31 de maio de 2006 19:18  
Anonymous Anônimo disse...

Procurando sobre cantatas no google cheguei aqui, se voce tiver musicais e cantatas, eu tenho muitos podiamos trocar
no geral os meus sao os originais americanos, bem se tiver interessada manda um email para mim
rick.ipanema@gmail.com

1 de maio de 2008 18:12  
Anonymous Anônimo disse...

Ieda, a Paz do Senhor,
fiquei viajando no seu artigo sobre a cantata de natal, como eu estou responsavel a programação de natal,eu preciso de ideias , bem, tem como vc me enviar a sua programação descrita no artigo?
abraços
Celina
celgil21@yahoo.com.br

15 de setembro de 2009 21:42  
Blogger Ieda Sampaio disse...

Minha cara:

Não sei se você percebeu, eu falei de várias cantatas que fizemos ao longo dos anos. Falta falar das últimas.
Você gostaria de informações sobre qual delas?
Em Cristo.

16 de setembro de 2009 08:14  
Anonymous Anônimo disse...

Ieda,

Fiquei emocionada ao ler seu relato sobre as muitas cantatas que vc já fez e participou. É maravilhoso ver como Deus usa todo aquele que se coloca a disposição para seu ministério!
E fiquei orgulhosa por estar lendo experiências vividas por uma amiga pela qual tenho um carinho todo especial!
Que Deus continue abençoando vc e seu ministério e que Ele continue usando sua vida para abençoar a vida de muitos.
Bjs,
Neyla (neta de Lia e Nenzinho)neyla.s@terra.com.br

4 de novembro de 2009 19:53  
Blogger Mariana disse...

Ieda sou amiga de Ivana Mira de Itagi. Vasculando algumas noticias sobre o acampamento de Jaguagara achei o seu blog gostei muito dos textos sempre que tiver algum tempo estarei lendo. Já nos vimos algumas vezes na casa de Nai Saudades mira

11 de maio de 2010 20:16  
Blogger Ieda Sampaio disse...

Oi, Mira!!!
Que bom que vc me encontrou por aqui. Assim a gente fica um pouco mais perto uma da outra.
Como assim? Vc acha que eu não me lembro de vc? Oxe, menina! Rs.

12 de maio de 2010 08:12  
Blogger ricardo disse...

Olá Boa noite. Tudo bem ??
Sabe me informar onde eu poderia encontrar a cantata CRISTO A LUZ. Não tenho certeza se é do Prisma mas estou em busca a muito tempo mas não encontro.
Gostaria muito de contar com a sua ajuda..

Graça e paz,

Ricardo Freitas
ricardocolortil@hotmail.com

20 de agosto de 2010 18:58  

Postar um comentário

<< Home