quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Conversa no MSN - Aula da Saudade.



Marcos Sampaio diz: Pode falar?

Iêda diz: Fale, depois eu respondo...

Marcos Sampaio diz: fui escolhido pela turma de formandos (minha 1ª turma que se forma) como Amigo da Turma.

Iêda diz: Mmm. Muito bom!

Marcos Sampaio diz: Além disso, foram-me grassos em me escolher para proferir a aula da saudade.

Iêda diz: Vc é um grande amigo mesmo! Acho que vai ser amigo, patrono e essas coisas de todas elas. Rs.

Marcos Sampaio diz: Será amanhã, pela manhã.

Iêda diz: Natural que seja vc... Isso é uma delícia!

Marcos Sampaio diz: O que você acha que devo dizer? Dê-me uma idéia...

Iêda diz: Eu? Oxe... rs. Puxa... Que desafio maravilhoso! Vou pensar em algo...
A minha professora escolhida para a aula da saudade contou a vida dela. Não foi muito bom, não. Pelo menos uma dica: não fale de vc. Isso ficou como lição para mim. Rs Talvez seria interessante perguntar a alguém sobre alguns pontos interessantes que eles viveram e dar uma pincelada nisso... Caso vc tenha tempo...
...Falar sobre a singularidade que há em ter passado quatro/cinco anos como alunos e agora assumirem uma vida profissional... É um prazer, um orgulho, mas uma "responsa" sem fim. Rs.
Aluno erra e todo mundo perdoa. Profissional, não. É como se estivessem ficando 'grandes' agora.
Vou pensar em algo bem legal... E volto quando puder. Talvez mande algo para vc por e-mail.

"Diego não conhecia o mar.
O pai Santiago Kowadlof levou-o para que descobrisse o mar.
Viajaram para o sul:
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai conseguiram atravessar aquela altura de areia,
o mar estava na frente dos seus olhos.
E foi tanto a imensidão do mar,
foi tanto o seu fulgor que o menino ficou mudo de beleza.
E quando conseguiu falar
Tremendo e gaguejando, pediu ao pai:
ME AJUDE A OLHAR!"

Marcos Sampaio diz: Lindo!

Iêda diz: Esse aí é um texto de Eduardo Galeano. Ele tem-me inspirado... Não sei como encaixar na sua fala... mas pode ser aproveitado.
Talvez seja interessante falar que olhar, a partir agora, terá mais criticidade... Será um olhar mais apurado... Olhar de um maior... ("peraí" que vou ver quem é Eduardo)... mas será necessário também humildade, Sensibilidade....
Sentimento de que ainda se está a caminho...

Marcos Sampaio diz: Chegou o seu dia e ainda olho em volta em busca de algo para presentear-lhe. Nada encontro que seja suficientemente bom. Eu queria dar-lhes mais do que alcanço.

Iêda diz: Quando se dá amor, a "forma de embrulhar é com um abraço..."
Dia da Saudade tem que ser dia de poesia... de muita emoção mesmo.
Leve Drummond. Quintana...

Marcos Sampaio diz: Acho que estou no caminho certo... Isso!

Iêda diz: Sim, está. Sempre está. E eu sou orgulhosa disso. Queria estar lá...

Marcos Sampaio diz: Kakaka...

Iêda diz:

"A saudade faz bem ao amor, pois que é justamente na dor da separação que o coração faz a operação mágica de re-encantar os amantes que o cotidiano só faz banalizar. Saudade é um buraco dolorido na alma. A presença de uma ausência. A gente sabe que alguma coisa está faltando. Um pedaço nos foi arrancado. Tudo fica ruim. A saudade fica uma aura que nos rodeia... Infelizmente, o amor é feito com muitos nunca mais" - a expressão mais triste que existe. (Aos Namorados, com Carinho..., Sobre o Tempo e a EternaIdade – Rubem Alves)


"Você não entende porque a gente chora diante da beleza? A resposta é simples. Ao contemplar a beleza, a alma faz uma súplica de eternidade. Tudo o que a gente ama a gente deseja que permaneça para sempre. Mas tudo o que a gente ama existe sob a marca do tempo. Tudo é efêmero. Efêmero é o por do sol, efêmera é a canção, efêmero é o abraço, efêmera é a casa construída para o resto da vida. A gente chora diante da beleza porque a beleza é uma metáfora da própria vida." (Cantiga Triste, Sobre o Tempo e a EternaIdade)

Marcos Sampaio diz: Lindo. Muito lindo! O que acha?

Moça, olha só o que eu te escrevi:
"É preciso força pra sonhar e perceber
que a estrada vai além do que se vê
Sei que a tua solidão me dói
e que é difícil ser feliz
mas do que somos todos nós
você supõe o céu
Sei que o vento que entortou a flor
passou também por nosso lar
e foi você quem desviou
com golpes de pincel.
De ALÉM DO QUE SE VÊ (Marcelo Camelo)

Iêda diz: Puxa...

Marcos Sampaio diz:
"As leis não bastam. Os lírios não nascem das leis" - CDA.
Iêda diz: Lindo! Estou emocionada.

Marcos Sampaio diz: Que bom.

Iêda diz: Acho que vou copiar isso tudo. Rs

Marcos Sampaio diz: Com o que especificamente???

Iêda pensa: Com o quê? Ele ainda pergunta?!

Iêda diz: O texto do Marcelo. O CDA... Rs.
"Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira." (Tolstoi).

Volto já.

Marcadores: , , , , , , ,

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

IÊda, continuei te lendo...e mais...e mais...gostamos de Drummond, gostamos de Quintana, gostamos de Rubem Alves, Gostamos de Caio...gostamos da vida com abundância. Te favoritei!
Fiquei feliz por descobrir seu blog...parece que você não me é estranha.
Não sei se pelo nome, ou se pelas palavras...não me importa. Pouco importa saber a causa de um sorriso, não é mesmo? Importa-me o sorriso...
Abração

9 de fevereiro de 2007 às 07:08  
Anonymous Anônimo disse...

tava meio que perdida pela net e fazendo uma busca enconteri o seu blg , muito legal tem palavras lindas.
Parabéns!

29 de julho de 2007 às 16:35  
Blogger Ieda Sampaio disse...

Oi, Ismael;

Hoje eu revi este post e te encontrei por aqui.

Um sorriso para vc.

31 de agosto de 2011 às 14:49  

Postar um comentário

<< Home