quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Palestra sobre Aleitamento



Como Psicanalista Clínico e como Pedagoga, tenho feito palestras sobre vários temas. Um deles, para meu completo deleite, é sobre Aleitamento, para um grupo de mulheres grávidas, na Casa Paroquial da Igreja Católica - Matriz, aqui em Jequié – BA.


Tenho particular preferência para trabalhar com mulheres. Mas que delícia é lidar com um tema que envolve mulheres, bebês, aleitamento, gravidez, vida. É definitivo que isso me enche o coração de alegria.

Como sempre, vou trabalhar uma palestra participada, tendo figuras nos slides – nada de texto. Esse tipo de apresentação não cansa aos ouvintes e nos dá liberdade para falar sobre os vários aspectos das figuras. Claro que sempre priorizo a técnica e a teoria. Mas acima de tudo, nos minicursos estão presentes, sempre, vários aspectos que nos permitem trabalhar todas as possibilidades de aprendizagem.

Para quem aprende vendo, teremos a utilização de manequim da mama e uma boneca, para simularmos as mamadas e posturas ideais para que o momento seja completamente satisfatório tanto para o bebê quanto para a mamãe. Além das figuras utilizadas nos slides.

Para quem aprende escutando, teremos música e a própria palavra – minha e das ouvintes-participantes. Além disso, acabei de fazer uma letra de música e espero que Joe Edman tenha tempo para musicá-la.

Para quem aprende falando, a própria participação das mães será de bom tamanho para, pelo menos, tratarmos de tão importante assunto com alegria, descontração e eficácia.

A música é, portanto:


Meu bebê, meu bebê, gosto tanto de você
Meu bebe, meu bebê, gosto de você.

Pra mamar, pra mamar
O leitinho pronto está
Pra mamar, pra mamar
Eu vou perto estar

Eu te dou segurança
Que satisfação
Quero ter para sempre
tanto amor pra dar.

No meu peito, todo amor
Tanta proteção
Cuidarei de você



Quem sabe as mães, aprendendo esta música, possa cantar para seu bebê, fazendo do ato de amamentar um ato mais fascinante ainda?

Certamente nosso encontro será extremamente saudável e prazeroso para mim, para as grávidas e para seus bebês, embora ainda estejam na barriga.

Marcadores: ,

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Amei! aliás estou ficando viciada em ler seus artigos. Por favor na próxima mim liga pois quero assistir viu? beijão
Liu

20 de outubro de 2010 às 16:39  
Blogger Ieda Sampaio disse...

Você é minha doce cunhada Psicóloga. Eu é que tenho muito a aprender contigo.
Se quiser estar presente na palestra, será na próxima terça-feira. Será um prazer tê-la por perto.
Amo vc.

20 de outubro de 2010 às 16:56  

Postar um comentário

<< Home